Não há dúvidas que as fachadas são o cartão de visita dos empreendimentos, e que as fachadas glazing – ou pele de vidro, como também são chamadas – agregam maior valor e estética às construções.
Mas, para que o resultado seja positivo é fundamental que as fachadas estejam limpas e recebam a manutenção preventiva adequada, caso contrário o que era para ser um atrativo, passa a ser um ponto de atenção.
E como devem ser feitas essas limpezas e manutenções? Quais são os pontos cruciais? O que não pode passar despercebido? Qual material deve ser utilizado?
Pois bem, é exatamente sobre isso que trata este artigo.
O que é pele de vidro
Como o próprio nome indica, a pele de vidro é um tipo de fachada, na qual o vidro é colado nos perfis de alumínio, essa “pele de vidro” fica sobreposta à estrutura.
Para quem olha o empreendimento pelo lado de fora, não enxerga a estrutura de alumínio, apenas os vidros, dando a impressão de ser de fato uma pele de vidro que cobre toda a extensão, ou parte da estrutura predial.
Manutenção Preventiva em Pele de Vidro
Assim como os demais sistemas da edificação precisam passar por manutenção preventiva, o mesmo vale para as fachadas de vidro.
A manutenção preventiva nesse sistema tem como premissa manter a estética do elemento, e prevenir infiltrações e desgastes precoces.
Dessa forma, para que o resultado final seja alcançado, é imprescindível contar com o apoio de empresas e profissionais especializados no assunto.
A melhor alternativa, mais econômica, e mais segura, é contratar uma empresa terceirizada especializada no assunto, para fazer a limpeza e verificação das vedações.
As empresas que atuam nesse segmento já possuem todos os equipamentos necessários para garantir a segurança do profissional e boa qualidade do serviço.
Além de possuírem mão de obra especializada, tais empresas realizarão os procedimentos de forma adequada, e utilizarão os produtos corretos para cada aplicação.
Os produtos químicos para fazer a limpeza da fachada de vidro devem ser selecionados com muito cuidado. Caso a escolha seja feita da maneira equivocada, o produto utilizado pode causar danos aos materiais da pele de vidro, gerando manutenções corretivas e trocas dos componentes da fachada.
Como deve ser feita a limpeza de pele de vidro?
Antes de entrar na parte técnica, de como é feita a limpeza de fato, primeiro é importante destacar que existem vários riscos envolvidos nessa atividade, o principal deles é com relação a segurança dos colaboradores que realizarão o trabalho em altura. Somente pessoas com treinamento e prática, podem fazer esse tipo de serviço.
Além do treinamento de segurança, existem outras atribuições técnicas que esse profissional precisa ter para fazer a limpeza das peles de vidro.
Ele precisa ter conhecimento de causa e efeito, saber quais produtos devem ser utilizados em cada material, e quais são os procedimentos de limpeza que devem ser aplicados.
Caso o produto utilizado para limpeza não seja o adequado, fatalmente o vidro e os elementos da esquadria serão danificados.
Além do vidro, a esquadria também pode ser prejudicada, os tratamentos superficiais (como pintura eletrostática e anodização) também podem sofrer, caso seja aplicado o produto ou a técnica errada.
Resumindo, a limpeza de pele de vidro deve ser feita por profissionais altamente treinados e capacitados, e com todos os equipamentos de segurança necessários para essa atividade.
Espero que tenha gostado, e entendido o que são as peles de vidro, como devem ser mantidas e quais os cuidados relacionados à manutenção preventiva desse sistema.
Boas manutenções prediais para ti.
E até a próxima.