DICAS FALAR EM PÚBLICO

Compartilhe esse post

DICAS FALAR EM PÚBLICO

Não, não vou fazer nenhuma homenagem ao dia das mães, mesmo porque acho que, todos os dias do ano, comemora-se de um jeito ou de outro o dia delas. Pelo menos uma vez ao dia elas são chamadas de ‘MAMÃE’.  Quer melhor homenagem?

As mulheres, mesmo na qualidade de comunicadoras natas, ou pelo menos que gostam muito de falar, tanto elas como nós homens sofremos de uma fobia gravíssima, que é o medo de falar em público.

Minha palestra “COMUNICAÇÃO E DICAS PARA FALAR EM PÚBLICO” tem feito muito sucesso e amenizado a vida de muita gente – a maioria – que sofre deste mal. Então para você que ainda não participou da palestra aqui vão algumas dicas para falar em público.

Poxa Claudinei, desta vez você acertou! Este tema deve ser do interesse da maioria dos seus leitores e, em especial, daqueles que, de uma forma ou de outra, necessitam, como eu, ganhar a vida comunicando-se com o público, e aos políticos, que na sua grande maioria nunca tiveram intimidade com um microfone.


É isso aí meu amigo leitor, você tem razão, parece existir uma total transformação, quando de um mero espectador, passamos a ser o foco das atenções.

Quem já não se apavorou com uma situação, quer profissional ou social, quando em um determinado momento foi convidado à fazer uso da palavra?

E nesse momento parece que o mundo vai desabar. A adrenalina vai a mil e a sensação que temos é de estar travado e as palavras simplesmente não saem. Acreditem ou não, todos já passamos por esta experiência, só que alguns conseguem assimilar e outros continuam travados.


Evidentemente, neste curto espaço que dispomos de coluna não é suficiente para fazer um curso de como falar em público, mas permita-me dizer algumas dicas que em muito poderá ajudá-lo.


1) Ao contrário de deixar a adrenalina lhe travar, utilize-a para buscar todos os seus recursos interiores, ancorando em eventos de sucesso no passado, de forma a trazê-los ao presente, e aproveitar ao máximo a oportunidade que se lhe apresenta para o seu crescimento.


2) Lembre-se que a timidez é uma forma de medo de fracassar, portanto é conveniente você aprender que o fracasso não existe, você sempre obtém um resultado e se não foi o que você queria, com certeza você aprendeu algo de novo.


3) Minutos antes de começar a falar respire profundamente, inspirando pelo nariz e soltando pela boca com o dobro de tempo de inspiração. Ex: 01segundo para inspirar, 02 segundos para expirar. A respiração irá aliviar a sua ansiedade.


4) Use uma gravata ou camisa de cor azul, caso não seja possível, imagine uma cor azul banhando a sua garganta. Aí está o centro energético (chacra) responsável pela comunicação e que tem cor azul.


5) Lembre-se que toda a estória deve ter um início, meio e fim, portanto prepare o seu discurso nessa sequência, assim não correrá o risco de dizer palavras ao vento.


6) O discurso deve ser breve e objetivo, lembrando que a plateia é heterogênea e a escolha das palavras deve atingir os diferentes grupos. Nesse aspecto, algumas lições de Programação Neolinguística poderão ajudar muito.


7) Se você for falar ao microfone, não queira engoli-lo, tampouco tenha medo e lembre-se que ele está ali para ajudá-lo a falar mais com menos esforço. Tenha intimidade com ele.


8) Finalmente de frente para a sua plateia evite colocar as mãos nos bolsos, apoiar em mesas ou paredes, tudo isto demonstra insegurança. Relaxe os ombros e tenha uma postura livre.


9) Aproveite cada minuto de que dispõe, para mandar o seu recado. Lembre-se que este momento é único e é seu. Você é o centro das atenções, e quanto mais atenção você conseguir mais grandiosa será a sua apresentação e consequentemente a sua contribuição para o universo presente.


Volto com você na próxima edição. Até lá prepare um discurso você também, e descubra o prazer do domínio desta técnica.

                                                                          Bom discurso e forte abraço

                                                                                 Claudinei Luiz