Se existe uma coisa que muita gente tem tabu em conversar, essa coisa se chama DINHEIRO.
Repare: conversamos sobre novelas, filmes, jogos, futebol, religião, política… Mas qual foi a última vez que você conversou com alguém sobre dinheiro?
Lógico, não é por isso que a partir de hoje você vai sair falando sobre dinheiro com qualquer um na fila do caixa do supermercado. Mas falar sobre dinheiro, e principalmente cuidar bem dele, é extremamente necessário.
Explico o motivo dessa necessidade de falar e cuidar mais do seu dinheiro, principalmente para jovens casais.
No Brasil, a maior parte dos divórcios têm como causa problemas relacionados a dinheiro, principalmente dívidas. Então, se você pretende que seu casamento dure bem mais do que as parcelas do financiamento da festa ou da lua-de-mel, é bom começar a se educar financeiramente desde agora.
O sucesso financeiro de um casal está relacionado com poucas coisas. Não é nada muito complexo, nem difícil. Vocês precisam ter SINCERIDADE um com o outro, e CONFIANÇA.
Sinceridade para não ficar mentindo sobre os gastos, sobre aquele sapato que ela comprou no shopping, ou aquele acessório para o carro que ele achou bacana.
Esconder os seus gastos do seu parceiro é um dos passos em direção à ruína. A falta de clareza faz com que no fim do mês as contas não fechem, e que não se saiba para onde foi todo o orçamento da casa.
Além disso, falta de sinceridade acaba abalando a confiança um no outro. E casamento sem confiança está condenado ao fracasso, ou no caso, o divórcio. Então, quando o assunto é finanças do casal, sinceridade e confiança tem que andar lado a lado.
Quando a conversa sobre dinheiro ocorre naturalmente, a vida fica mais fácil
Outra coisa muito importante: quando se casa, não existe mais SEU salário e MEU salário. Se vocês se casaram e se propuseram a compartilhar uma vida juntos, essa vida inclui também os salários e as contas. E nunca, nunca mesmo a responsabilidade em relação às contas, poupança, investimentos, aposentadoria deve ficar com apenas um dos dois. Ambos têm que ter conhecimento da situação financeira da família. E se os filhos já tiverem idade para entender isso, eles também devem saber o que se passa.
Finanças é um assunto que atinge toda a família, então todos DEVEM SABER qual é a situação econômica da casa. Isso também incentiva que todos colaborem para a melhoria da situação, seja economizando onde podem ou procurando um bico, uma renda extra. Novamente, sinceridade é fundamental.
Se você já passou desse ponto, na sua casa o assunto finanças ocorre naturalmente e sadiamente, então vem a parte fácil da história. São poucos passos que levam à prosperidade financeira de uma família:
Passo Nº1 – Conheça seus gastos
Anote tudo que gasta, seja num caderno, numa planilha ou num aplicativo, e acompanhe mensalmente. Assim vai saber onde pode economizar, onde pode aperfeiçoar as despesas, onde está gastando em excesso.
Passo Nº2 – Conheça sua renda
Por incrível que pareça, muita gente não tem ideia de quanto recebe, ou sabe quanto ganha, mas confunde salário bruto com líquido. Aprendam: o valor que você recebe que realmente importa para as contas mensais, é o VALOR LÍQUIDO, aquele valor depois dos descontos de INSS, Sindicato, etc.
Passo Nº3 – Gaste menos do que ganha
Sabendo quanto você gasta e quanto você ganha, o próximo passo é fazer sobrar dinheiro no final do mês, e não mês no final do dinheiro. Analise onde pode economizar, ou como pode aumentar suas receitas.
Passo Nº4 – Poupança é despesa! Pague-a todo mês
Não entendeu? Explico.
Sempre escuto a frase “se sobrar alguma coisa eu guardo” e obviamente nunca sobra nada. Logicamente, para algumas pessoas com salário baixo e muitas despesas, realmente nunca sobra. Mas para a maioria das pessoas, o que falta é disciplina.
A partir do momento que você tem um valor que pode ser poupado, esse valor deve ser pago mensalmente como se fosse uma conta. Você tem que se obrigar a poupar. Precisa ter disciplina. Se você deixar pra guardar o que sobrar, nunca vai sobrar nada, porque você vai gastar.
Esse é só o início, o básico do básico sobre finanças domésticas. Mas com esses pequenos e simples passos, sua situação financeira já começa a melhorar e seu casamento será muito mais feliz (financeiramente falando).