Correria de Natal

Compartilhe esse post

Correria de Natal

Final de ano chegou e junto com ele vem aquela nostalgia natalina, um clima gostoso, mas que acelera muita gente. Há pessoas que correm para ver a família, correm para fazer uma ceia, correm atrás de presentes, correm para enfeitar as casas e estabelecimentos. E é aqui que mora um grande perigo.

É comum encontrar empreendimentos que simplesmente se esquecem do final de ano e só lembram quando é dia 23 de Dezembro, e então começa aquela loucura para arrumar os enfeites, instalar iluminações e tudo sem o mínimo de planejamento. Para completar, a maioria dos apetrechos natalinos são ligados na energia elétrica.

Segundo o Isma-BR (International Stress Management Association do Brasil), o estresse dos brasileiros tende a aumentar até 75% nesta época do ano e todos sabem que ninguém consegue raciocinar direito quando está estressado, então o “jeitinho brasileiro” impera nas ligações elétricas.

Há pouco tempo fiz um vídeo no qual narro a trajetória de um gestor de shopping que comprou a iluminação toda para o empreendimento no dia 23 de dezembro e queria que a equipe de manutenção instalasse no mall nesse mesmo dia. Detalhe, era de noite e chovia, e esse digníssimo gestor queria porque queria que os manutencistas se arriscassem a subir no prédio sem cinto de segurança, plataformas elevatórias ou qualquer outro tipo de EPI e EPC. Segundo ele: – Era preciso fazer esse sacrifício.

Entendo o desespero dele, contudo, se esse serviço tivesse sido programado, não haveria a necessidade de todo aquele stress.

O resumo da ópera é: se programem e não deixem para fazer as coisas aos 45 do segundo tempo. Querer correr atrás do tempo perdido e fazer um serviço que ofereça riscos para os manutencistas e usuários da edificação, não vai ser a melhor solução.  

De acordo com o Corpo de Bombeiros essa é uma época do ano na qual há muitos focos de incêndio. E alertam para que o cuidado comece na hora de comprar a iluminação natalina. Que prestem atenção nas embalagens quanto as informações de potência, tensão e corrente dos equipamentos, e se são compatíveis com as suas instalações.

Também é importante verificar se há emendas na fiação do pisca-pisca, fios soltos ou lâmpadas queimadas nas conexões. A ligação do pisca-pisca não pode ser feita junto com outros eletrodomésticos plugados simultaneamente no dispositivo T (conhecido também como benjamim) porque isso pode gerar um curto circuito e ocasionar um incêndio.

Então, para curtir com segurança as suas festas, se programe. Não faça as ligações de qualquer jeito e na correria, porque o resultado pode ser fatal.

Boas festas e até 2021.