CONDOMÍNIOS VERTICAIS E HORIZONTAIS PODEM FINANCIAR UM SISTEMA FOTOVOLTAICO?

Compartilhe esse post

CONDOMÍNIOS VERTICAIS E HORIZONTAIS PODEM FINANCIAR UM SISTEMA FOTOVOLTAICO?

Hoje, comunidades e países enfrentam enormes desafios à medida que seus recursos sociais, econômicos e ambientais são danificados. Como esses recursos estão interconectados, não existem soluções simples.

O desenvolvimento sustentável se tornou uma frase de efeito popular no discurso do desenvolvimento contemporâneo. No entanto, apesar de sua enorme popularidade que acumulou ao longo dos anos, o conceito ainda parece pouco claro, pois muitas pessoas continuam a fazer perguntas sobre seu significado e história, bem como o que isso acarreta e implica para a teoria e prática do desenvolvimento.

Sustentabilidade pode ser definida como os processos e ações através dos quais a humanidade evita o esgotamento dos recursos naturais para manter o equilíbrio ecológico, para que a qualidade de vida da sociedade não diminua.

 Segundo os autores Prugh e Assadourian Sustentabilidade:

“satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”.

Em 2015, todos os países das Nações Unidas adotaram a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) .

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo universal à ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e melhorar a vida e as perspectivas de todos, em todos os lugares até 2030.

ENERGIA

A Agenda 2030 visa garantir o acesso universal a fontes de energia modernas, descarbonizar o sistema energético e reduzir a poluição. Esta etapa requer estreita coordenação entre vários ministérios do governo, incluindo edifícios e construção, energia, meio ambiente e transporte.

A descarbonização dos sistemas de energia requer abordagens em geração de energia, transmissão, edifícios, transporte e indústria.

Mudar de combustíveis fósseis para fontes de carbono zero – incluindo eólica, solar, hídrica, geotérmica e das marés – é essencial.

As redes de energia inteligentes podem reduzir as necessidades de armazenamento de eletricidade e aumentar a eficiência das redes de energia.

CIDADES SUSTENTÁVEIS

Fig. 02. Cidades Sustentáveis

Até o ano 2050, cerca de 70% da humanidade viverá em cidades e outras áreas urbanas. As cidades são particularmente vulneráveis às mudanças climáticas, mas a maioria delas está longe de cumprir o triplo objetivo de ser economicamente produtiva, socialmente inclusiva e ambientalmente sustentável.

“ Como será, a gestão dos condomínios verticais e horizontais em 2050?
Teremos 10 bilhões de habitantes no planeta!!!”.

Organizar essa transformação é complexo, devido ao grande número de partes interessadas envolvidas e à distribuição de responsabilidades entre os níveis de governo nacional e local. Os ministérios dos transportes, água e saneamento e desenvolvimento urbano desempenharão papéis centrais.

O desenvolvimento sustentável envolve a satisfação das necessidades da população atual sem colocar em risco a capacidade da futura população de satisfazer suas próprias necessidades.

Embora muitos exemplos de desenvolvimento sustentável possam ser discutidos, vamos concentrar hoje na Energia solar Fotovoltaica:

Energia Solar Fotovoltaica

De pequenos painéis solares no telhado a grandes fazendas solares: a energia do sol está disponível em um suprimento ilimitado na maioria das áreas.

A instalação de um sistema fotovoltaico permite que a energia solar seja aproveitada para substituir ou complementar a energia da rede, sem a necessidade de esgotar recursos não renováveis.

Energia Solar Fotovoltaica: Vantagens e Desvantagens

VANTAGENS

  • Autossuficiente e renovável : Os sistemas fotovoltaicos são geradores de energia que utilizam a energia do sol como único combustível. Isso torna a tecnologia fotovoltaica extremamente confiável, devido à abundância e disponibilidade do sol na maioria das regiões do planeta. Tal característica traz uma vantagem competitiva enorme quando compara-se a tecnologia fotovoltaica com outras fontes de energia como hidrelétricas, carvão e gás.
  • Não há ruídos, não há poluição: A geração fotovoltaica não provoca ruídos significativos e nem emite qualquer tipo de poluição. Isso permite que os sistemas sejam instalados em residências, sem prejudicar os moradores ou vizinhos.
  • Facilidade de instalação: A instalação de um sistema fotovoltaico é rápida e simples. Na maioria dos casos, os módulos e o inversor são fixados no telhado e paredes já existentes no imóvel, sem necessidade de estruturas adicionais. A string-box (quadro com dispositivos de proteção) geralmente é fixada próximo ao inversor. Após aprovação da concessionária, o sistema poderá ser ligado para início da geração.
  • Baixo custo de manutenção : Os sistemas fotovoltaicos requerem baixíssimo esforço e custo de manutenção. Recomenda-se que os módulos sejam lavados com água a cada 6 meses. Porém a instalação dos módulos com uma inclinação mínima faz que a própria chuva ajude na limpeza dos mesmos.
  • Vida útil e retorno do investimento: A vida útil dos sistemas fotovoltaicos gira em torno de 25 anos, sendo que na maioria dos casos, o retorno do investimento acontece entre 4 e 8 anos. Essa variação é devida ao local onde será instalado o sistema, já que o retorno do investimento depende do valor da tarifa de energia e do potencial de geração solar do local.
  • Valorização do imóvel: Estudos mostram que imóveis com sistemas fotovoltaicos instalados são mais atrativos para o mercado, já que trazem a solução pronta, proporcionando economia real para o futuro comprador e valorizando o imóvel em até 15% do valor.

DESVANTAGENS

  • Custo da solução fotovoltaica : O preço dos sistemas fotovoltaicos no Brasil alcançou preço internacional em 2019. Um sistema de 1,5kWp de potência, que gera uma economia de aproximadamente 170kWh por mês, não sai por menos de R$ 11.000,00 (já com projeto e instalação). Os módulos correspondem a, aproximadamente, 45% do custo de um sistema.
  • Geração intermitente e dependência da concessionária : Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede, ao contrário do que muitos pensam, não te torna independente da concessionária. Primeiramente, a geração fica comprometida em dias nublados e é totalmente interrompida durante a noite.
  • Sistema Anti-Ilhamento : Em caso de queda de rede, os sistemas fotovoltaicos conectados à rede também deixam de operar e gerar energia. Isso acontece graças a um dispositivo de proteção chamado Anti- Ilhamento.
  • Tem dúvidas se deve trabalhar com energia solar fotovoltaica? Dúvidas se a área do condomínio vertical disponível gera energia suficiente para o consumo da portaria e salão de festas? Se existe linha de crédito específica para condomínios investirem em Energia Solar Fotovoltaica?
  • Entre em contato conosco. Com toda certeza a Solbr terá uma solução para o seu condomínio.
  • A Solbr Soluções Sustentáveis é uma empresa que opera com Sistemas fotovoltaicos, Cisternas de água pluvial em Fibra de vidro, Estações de Recarga para veículos elétricos e Sistemas de aquecimento de água mais econômicos que o uso de Gás, e possui uma linha de Crédito específica para Condomínios poderem investir para economizar e para atender os requisitos de Condomínios sustentáveis.