Compra ou Locação de GMG?

Compartilhe esse post

Compra ou Locação de GMG?

Antes de mais nada, desejo lembrá-los que em 2001, tivemos crise hídrica, que desencadeou a crise elétrica, quando houve racionamento de energia elétrica no mercado e uma corrida para adoção de Grupo Moto Gerador (GMG), não como item de contingência, mas como continuidade das atividades.

A questão de adoção de GMG seja na ponta ou na contingência, não é nenhuma novidade, mas a minha pergunta é, você comprou ou locou?

E no cenário atual, qual é a melhor escolha, comprar ou alugar um grupo moto gerador para o seu empreendimento?

Como qualquer Equipamento de porte, o valor agregado é relativamente alto e necessita de manutenção, ou seja, se a decisão for comprar, deverá ter um contrato de manutenção.

Aqui vai a primeira análise, por que não, adotar a locação, a qual já vem com a manutenção embutida na mensalidade? Assim, poderá evitar o dispêndio de investir o caixa na aquisição e utilizar esse recurso financeiro, para outros fins.

Dessa forma, fica a dica inicial, não leve em consideração, apenas o valor da mensalidade, consulte seus pares financeiros e/ou contábeis e saiba o real valor do custo mensal, pois tributariamente e dependendo de como está enquadrada a empresa, perceberá que o valor final, após os créditos e deduções, passará a ser atrativo e compensador.

Ok, talvez alguns de vocês, não estão interessados nas questões de ganho financeiro (liquidez), mas posso listar outras vantagens, no meu ponto de vista, que fazem sentido, migrar para locação.

Mas antes, vou fazer um breve parênteses…

Para quem é da Geração Y (décadas de 70 a 90) ou anterior, nasceu condicionado a ideia que é importante ter a posse de algo, seja um veículo, imóvel ou mesmo uma simples furadeira. Dessa forma é natural não analisar a hipótese de locação e sim, simplesmente comprar.

Mas, para quem é dessa época, peço para avaliar, se tem um furadeira, quantas vezes ao ano utiliza? Já parou para pensar que ao invés de investir nessa ferramenta que utilizará pouco, o melhor seja alugar pontualmente na demanda?

É claro que dependendo da sua operação, não há como locar um GMG por demanda, pois quando algo acontecer com o abastecimento da concessionária local, é importante ter o equipamento instalado e funcionando, mas nesse momento, desejo só que avalie a hipótese de locar.

Está com dificuldade de vislumbrar o modelo de locação, então deixo uma provocação de como nos adaptamos e por vezes nem percebemos, ao trocar a posse por serviços.

Quanto a possibilidade de locação dos geradores, segue uma lista com alguns pontos, os quais lhe convido a avaliar:

  • Quando compramos algo, geralmente substituímos somente após a depreciação, isso faz com que a modernização do seu equipamento fique obsoleta. Na locação, você pode negociar trocar o produto por um modelo mais moderno e atual.
  • Quando o ativo é próprio, e por qualquer situação ele não funciona, enquanto tenta consertar, ficará sem ele por algum tempo.  No contrato de locação, poderá prever equipamento reserva e não precisará se preocupar com isso.
  • Você não se preocupa com manutenção, a locadora fará as manutenções preventivas da melhor forma possível, pois é dele o investimento.

Para finalizar, minha dica é, ao tomar uma decisão, leve em consideração a maior quantidade de fatores possíveis, para ser o mais assertivo possível.

Caso tenha alguma dificuldade, sigo à disposição para elaborar um Business Plan, para avaliar cenários e realizar a melhor escolha na gestão estratégica da sua operação.

Que seus cuidados, garantam a continuidade da operação, afetando o menos possível os usuários dos espaços que administra.

Sucesso!