Como Sensores de Presença para Iluminação ajudam na Administração Predial

Compartilhe esse post

Como Sensores de Presença para Iluminação ajudam na Administração Predial

Com a variação das Bandeiras de tarifação, a conta de energia de muitos condomínios vem aumentando, e pegando muitas vezes a administração de surpresa.

Uma das soluções que tem ajudado a amenizar essa variação nas contas de energia, é a implantação de Sensores de Presença para Iluminação nos Condomínios, sejam residenciais, comerciais e/ou industriais.

Sensores de presença são dispositivos que acionam a iluminação automaticamente sempre que detectam movimentos dentro do seu raio de alcance.

Sua captação é feita através de radiação infravermelha, eles percebem fontes de calor, e sua reação a detecção de calor é o acionamento das lâmpadas, assim, os ambientes passam a não ter mais necessidade de luzes acesas todo tempo, ou dependendo de um colaborador para o acionamento de luzes. Geralmente a portaria perde muito tempo com esse tipo de chamado.

Quando instalado em áreas externas como jardim ou entrada da garagem, ou em áreas internas, como corredores de área de serviço e acesso de elevadores, o acender das luzes serve como alerta toda vez que alguém se aproximar dos ambientes.

Existem diversos tipos de sensores que podem ser instalados na parede, teto, área de piscina, churrasqueira, muros etc. Para cada local há um equipamento específico.

Já existem sensores produzidos no Brasil que são discretos e feitos com material plástico que não amarela com o tempo, além de funcionarem com qualquer tipo de lâmpada. Os modelos projetados para as áreas semiabertas, como hall de entrada e marquises, por exemplo, já possuem proteção IP44, resistentes a gotas d´água.

Alguns modelos de sensores possuem fotocélula, função que permite o acionamento das lâmpadas somente à noite, o que ajuda ainda mais na economia de energia.

Existem modelos de sensores de presença para iluminação que oferecem maior distância de detecção, chegando a captar movimentos a até 18 metros. Essa é a opção ideal para ambientes maiores, como garagens.

Todo sistema de Sensores de Iluminação aliados a Lâmpadas de LED, reforça ainda mais a economia de energia.

E lembre-se, para implantação desses sistemas no empreendimento, é importante contatar empresas especializadas e treinadas, para que não tenha dor de cabeça.

O custo-benefício com a implantação do sistema vale o investimento.

Fabio Cometti