O trabalho muitas vezes pode ser um pouco sem graça. Quer estejamos seriamente tentando resolver grandes problemas ou lutando por lucros, piadas e risadas muitas vezes parecem fora do lugar. Mas um clima um pouco mais leve pode nos ajudar a alcançar esses “objetivos mais sérios.”
Pesquisas mostram que líderes com senso de humor são vistos como 27% mais motivados e admirados do que aqueles que não brincam. Seus funcionários são 15% mais engajados, e suas equipes têm mais do que o dobro de chances de resolver um desafio de criatividade, tudo isso pode se traduzir em um melhor desempenho.
Estudos ainda mostram que algo tão simples quanto adicionar uma leve brincadeira no final de uma apresentação de vendas – como “Minha oferta final é “X” e eu vou jogar no meu sapo de estimação” – pode aumentar em 18% a disposição dos clientes em fazer a compra.
Em outras palavras, uma piada de “tiozão” ruim pode literalmente ajudá-lo a se destacar.
Mas por que isso funciona? Parte disso é que o riso compartilhado acelera um sentimento de proximidade e confiança.
Por exemplo, quando pares de estranhos foram levados a rir juntos por cinco minutos antes de completar um exercício de auto divulgação, suas interações eram vistas como 30% mais íntimas do que duplas que conversavam sem rir primeiro.
Acredite, relembrar momentos de risadas compartilhadas faz com que os casais apontem estar 23% mais satisfeitos em seus relacionamentos. E uma pesquisa da Gallup mostra que um dos maiores impulsionadores do desempenho dos funcionários é ter um amigo próximo – presumivelmente um com quem você ri – no trabalho.
O poder do humor é químico. Quando rimos, nossos cérebros produzem menos cortisol (induzindo calma e redução do estresse) e liberam mais endorfinas (que nos dão algo como o êxtase de um corredor) e ocitocina (muitas vezes chamada de hormônio do “amor”). É como meditar, se exercitar e fazer sexo ao mesmo tempo, durante o trabalho. Além disso, é aprovado pelo RH. (rs)
Então, como podemos mesmo em meio a pandemia, tornar nosso ambiente de trabalho mais alegre e consequentemente mais produtivo?
Primeiro, reconheça que todos são engraçados à sua maneira, e que é possível aprimorar seu senso de humor e aprender a implantá-lo de forma mais eficaz.
Muitos de nós nos preocupamos que, por não sermos palhaços ou comediantes de classe natural, nem deveríamos tentar fazer os colegas rirem. Nós nos preocupamos muito que as piadas ou histórias vão ser sem graça.
Mas lembre-se do que a pesquisa mostra: as pessoas apreciam quase qualquer tipo de leviandade, desde que não seja prejudicial ou ofensivo. E não é difícil ficar do lado certo dessa linha.
Alguns cuidados precisam ser tomados é claro. Pessoas com excesso de confiança tendem a fazer piadinhas e brincadeiras em momentos inoportunos, o que causa na realidade um grande mal-estar. É importante portanto analisar o momento e a situação, entender quem são as pessoas envolvidas.
Lembre-se que ser engraçado e criar um ambiente leve, não tem nada a ver com ofender pessoas.
Outro ponto importante é, não se faça de ridículo, ainda estamos tratando de ambientes profissionais.
Se você tem um perfil muito sério e acredita que isso te “protege” de alguma forma, tome muito cuidado. Em ambientes coorporativos as demissões estão mais ligadas a “afinidade” com a equipe, do que com desempenho.
É preferível trabalhar com um incompetente agradável, do que com um gênio insuportável. Parafraseando o mestre Kenobi, “Use a “Alegria”, Luke.”
Da mesma forma que a maior parte dos desligamentos tem ligação com relacionamento interpessoal, as oportunidades também. Ter um funcionário que gere confiança, seja agradável e competente é o sonho de todo gestor. Permita-se aumentar sua autoestima criando um ambiente mais leve, sorrindo mais e brincando um pouco mais.
Pronto para dar um passo adiante?
Tente ser um pouco atrevido com potenciais clientes, parceiros de negócios e contrapartes de negociação. “Faça ou não faça. Tentativa não há.”
Agora vamos reconhecer o elefante na sala: Estamos escrevendo isso em fevereiro de 2021, um ano em uma pandemia que matou milhões e colocou muitos fora do trabalho. É mesmo hora de rir? Sim. As pessoas que usam de humor neste estranho mundo novo são os que realmente ajudam outros a passar por isso. Os tempos atuais estão mostrando que o senso de humor – e a humanidade – são bem-vindos no trabalho, especialmente em tempos difíceis.
O humor aparece como uma espécie de magia. Cabe a todos nós – e especialmente líderes – trazer mais dele para nossos locais de trabalho, aumentando assim nosso bem-estar, desempenho da equipe e até mesmo as linhas de fundo de nossas organizações.
Agora, mais do que nunca, é hora de levar o humor a sério. Que a força esteja com você!