BIM na Manutenção Predial, sim! O futuro chegou

Compartilhe esse post

BIM na Manutenção Predial, sim! O futuro chegou

Com o passar dos anos a Engenharia está ficando cada vez mais tecnológica, e processos anteriormente improváveis vêm se tornando possíveis por conta desses avanços.

E um dos pontos de transformação, é a possibilidade de transformar um projeto de linhas de nanquim em um projeto com informações parametrizadas, que além de serem utilizadas por Projetistas e Engenheiros de Obra, podem também agora serem utilizadas por Gestores de Manutenção. Essa metodologia é conhecida como BIM.

Mas espera, como assim, BIM na Manutenção Predial? 

É isso aí, mas antes vamos falar mais sobre o que é BIM.

BIM é uma sigla para Building Information Modeling, que nada mais é do que um conjunto de Softwares que possibilitam a modelagem de Projetos de Engenharia e Arquitetura, utilizando Informações, diferente do modelo convencional.

A modelagem BIM, permite uma visão completa de todo o empreendimento, possibilitando um planejamento estratégico antes da construção, gerando uma obra com porcentagem de erros menores e com um cronograma físico/financeiro mais embasado e apurado.

A Metodologia vem sendo utilizada em diversos países. Contudo em território nacional ainda estamos engatinhando nos estudos dessa ferramenta. Em 2018 foi assinado o Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018 onde tem como objetivo difundir o BIM e seus benefícios.

E SIM!!! Podemos usar o BIM na Manutenção Predial!

Para que o Gestor de Manutenção tome decisões rápidas e assertivas ou realize um planejamento de manutenção, as informações de materiais e elementos de um empreendimento precisam ser muito claras e precisas, para evitar perda tempo na busca de informações.

No BIM o processo de Modelagem, gera diversas informações, como, quantitativos de materiais e a lista de todos os elementos prediais, projetos em 3D, projetos compatibilizados. Esses elementos são um prato cheio para os manutencistas.

Mas como utilizar o BIM na Manutenção Predial?

Fique esperto!!! Assim como a Engenharia ficou mais tecnológica, os Profissionais precisam acompanhar essa tecnologia, para não ficarem obsoletos.

A primeira dica para utilizar o BIM na Manutenção Predial é estar sempre antenado às novas tendências do mercado, seja em Softwares, metodologia IoT, industrias/Empreendimentos/Manutenção 4.0.

A tecnologia BIM possui uma linguagem e diversos softwares específicos, então o Gestor, precisará possuir o conhecimento em diversas áreas para poder implementar essa metodologia de trabalho com segurança e eficiência.

E uma das formas para isso é utilizar programas que entendem e compilam informações BIM, sem perder a Parametrização, possibilitando realizar a gestão de toda a infraestrutura. Ou também, você pode adquirir softwares individuais da Plataforma BIM, que permitem visualizar e editar os projetos, como o REVIT ou ArchiCAD.

Ok, o discurso foi bonito. Mas como é o BIM aplicado à Manutenção Predial? Na prática?

Atualmente um dos grandes desafios da Manutenção Predial é procurar detalhamentos dos componentes do Edifício. O BIM gera projetos através de informações e quantitativos durante a modelagem, e essas são de extrema importância para a Manutenção Predial, porque são informações completas como, dimensões; peso; cor; tipo de material; marca; preço; fornecedor; fabricante etc. Isso ajuda demais na Manutenção Predial.

Além disso, as Modelagens em BIM, em sua grande maioria são passadas em Projetos 3D, que facilitam muito a visualização de todo o empreendimento e de todos os seus componentes. Isso permite que a equipe de manutenção visualize a interação dos Elementos da edificação, como por exemplo, a interação da Hidráulica com as Estruturas ou como a Elétrica está sendo passada pela laje.

Outro benefício dos modelos em 3D do REVIT é sua interação com sistemas de automação e IoT. As novas construções estão se atentando às vantagens de incluir os sistemas de automação já na fase de construção, que além de ser mais barato, toda a infraestrutura já está devidamente preparada para esses elementos. E com projetos modelados em BIM, fica ainda melhor.

Ele veio para ficar!

O BIM é uma plataforma que está cada vez mais presente e requisitada e até de forma natural, justamente pela demanda que a manutenção gera para o gestor, possibilitando um foco estratégico em outros pontos que precisam de mais detalhes, do que organizar ou procurar determinados documentos ou detalhamentos.

O Futuro vem aí, esteja preparado para ele!