Automação Residencial: o que está acontecendo?

Compartilhe esse post

Automação Residencial: o que está acontecendo?

Participo ativamente do mercado de Automação Residencial há mais de 20 anos, e posso afirmar que estamos vivendo um momento inédito e muito especial. O termo “casa inteligente” é citado exponencialmente nas redes sociais, como nunca havíamos presenciado.

Mídias dos mais diferentes segmentos (tecnologia, negócios, decoração, estilo de vida e vários outros) estão incorporando o tema diariamente em suas pautas, levando informação para uma audiência cada vez mais atenta.

Por que isto acontece agora?

Existem vários fatores que impulsionam essa escalada, muito positiva por sinal, para os personagens que participam do mercado. Vamos analisar alguns deles.

A construção civil está intensificando a adoção de tecnologias na implantação das edificações, para atrair clientes, desde investidores até moradores.

Não pensar em tecnologias que tornam as habitações mais seguras e eficientes é permanecer no passado, com o risco de enfraquecer os resultados e perder clientes para o concorrente que está sempre em busca de diferenciais para seus produtos, tornando-os mais competitivos no mercado imobiliário.

Além das construtoras, arquitetos e designers de interiores antenados, passam a cada vez mais, especificar e utilizar sistemas de automação residencial e conectividades em seus projetos, valorizando ainda mais a sua atividade perante os clientes.

Outro fator importante para a disseminação da automação residencial, foi o incremento das atividades em home office, o que tem exigido um novo aporte de tecnologias no ambiente doméstico para trazer mais produtividade e conforto aos usuários.

Outro efeito da quarentena, foi a constatação de que pessoas idosas ou com alguma deficiência precisam de maiores cuidados, mesmo na ausência de seus parentes ou cuidadores. E, neste caso, a tecnologia colabora de forma direta para proporcionar mais segurança e proteção para estas pessoas no ambiente doméstico.

E todo esse crescimento, só é possível também, graças a rápida evolução das tecnologias que permeiam o ambiente residencial. Nos últimos anos, observamos o lançamento de eletrodomésticos inteligentes e conectados, como aparelhos de ar condicionado, robôs aspiradores, lavadoras e outros produtos que até pouco tempo, habitavam apenas o nosso imaginário…

E em meio a todos esses pontos, como não mencionar os assistentes de voz?

A cada dia mais e mais lares estão contando com este agradável e simpático companheiro que está estimulando os moradores a buscarem novas utilidades no seu uso rotineiro.

Além de tocar suas músicas favoritas, informar sobre o trânsito e o clima, o assistente pode comandar os mais diversos sistemas inteligentes da casa: iluminação, cortinas, ar condicionado, som e assim por diante. E, para completar, o surgimento de uma geração de gadgets de fácil instalação e baixo custo (os chamados do-it-yourself) também tem o efeito de impulsionar o desejo dos moradores por sistemas mais completos.

Enfim, assistimos uma total fragmentação do mercado, mas que deve ser vista como um fator extremamente positivo, pois está atraindo uma quantidade enorme de novos consumidores e gerando múltiplas oportunidades, seja para desenvolvedores de novas tecnologias, para os fabricantes e para todos os demais profissionais que participam direta ou indiretamente doEnfim, assistimos uma total fragmentação do mercado, mas que deve ser vista como um fator extremamente positivo, pois está atraindo uma quantidade enorme de novos consumidores e gerando múltiplas oportunidades, seja para desenvolvedores de novas tecnologias, para os fabricantes e para todos os demais profissionais que participam direta ou indiretamente do mercado de Automação Residencial.