Atrasos nas atividades da Manutenção estão relacionados a diversos fatores. Como sempre enfatizo quando o assunto é gestão, se ela não for feita com excelência, vai deixar a desejar, e o resultado – fatalmente – será abaixo do esperado.
Alguns fatores que influenciam “diretamente” em resultados insatisfatórios, e consequentemente atrasos nas atividades de manutenção, são:
Mão de obra
Quando falamos em mão de obra, temos vários modos em que pode atrasar as atividades do setor. Um deles é a baixa qualificação da equipe onde a gestão tem sua parcela de responsabilidade nisso.
Outro fator, pode ser uma equipe mal estruturada, com deficiência de pessoal ou má distribuição de mão de obra entre os turnos.
Podemos citar também o caso de uma equipe com qualificação heterogênea, uns sabem mais que outros.
Todos esses fatores contribuem sobremaneira para que a execução das atividades da Manutenção não tenha um ritmo normal.
Liberação do Ativo
Quem da Manutenção já não passou por isso?
As atividades como preventivas, inspeções periódicas, lubrificação são exaustivamente planejadas. E na hora “H” a máquina ou equipamento não é liberado por “n” motivos.
Fazer o replanejamento é algo que atrapalha e muito a sequência dos trabalhos da Manutenção. Isso porque tudo que estava planejado adiante vai sofrer alguma alteração por conta disso.
Sobressalentes
Falta de peças e materiais diversos para uso na manutenção de máquinas e equipamentos é “fatal” para gerar atrasos.
Isso acontece por vários motivos, desde a falta de pedido de compras até a quantidade de itens estar em desacordo com a real necessidade.
Por vezes acontece também de o item estar “errado” quanto a sua especificação e mesmo assim foi recebido no estoque.
Ou seja, a gestão dos estoques deve ser assertiva, respeitando as fases de cadastro do item, pedido, compra, recebimento e conferência.
Procedimento Operacional Padrão (POP)
Tem certas atividades de manutenção que precisam ser bem definidas de “como fazer”, ter um procedimento de execução. Isso acontece para evitar que as maneiras de fazer de cada um se torne um diferencial no tempo de execução. E também quando temos em algum tipo de atividade, a necessidade de autorizações e ferramentais especiais, entre outros.
A verdade é que podemos padronizar muitas atividades da Manutenção e com isso “ganhar” tempo.
Ordem de serviço (OS)
Uma ordem de serviço mal preenchida, com informações erradas com certeza leva a atrasos.
A OS é uma carta de execução de uma determinada atividade, onde tudo o que o manutencista precisa saber está contido nela. É baseado na OS que a Manutenção trabalha com informações essenciais para a execução de uma atividade.
Por isso em muitas empresas temos a área do PPCM (sigla para Planejamento, Programação e Controle da Manutenção), área responsável – dentre outras coisas – pela emissão da ordem de serviço com todas as informações necessárias.
Já nos empreendimentos essa emissão da OS é feito pelos gestores prediais (gerentes, coordenadores técnicos, síndicos, zeladores, concierges), mas o cuidado deve ser o mesmo, todos precisam preencher corretamente a Ordem de Serviço.
Ferramental
Manutenção sem ferramental adequado é uma das piores situações para atrasar o serviço.
As vezes os gestores não fazem ideia da dificuldade que tem certas atividades sem um ferramental adequado. E quando isso acontece, lá vai o manutencista fazer “mágica” para tentar dar sequência no seu trabalho. Além dos atrasos, podem causar acidentes pelo uso indevido de ferramentas não adequadas.
Prioridades
Fazer o que é preciso fazer, esse é o lema da Manutenção? As vezes não, é preciso antes de tudo priorizar as atividades do setor.
Isso começa com a classificação ABC de máquinas e equipamentos, sem isso é o mesmo que atirar para qualquer lado. O pessoal da Manutenção precisa ter claro o que é mais importante fazer de imediato ou o que pode deixar para depois.
Gestão Manutenção
E por fim, depois de toda essa lista com os fatores para atrasos, tem sempre a gestão como principal motivo para que tudo isso ocorra.
Como em qualquer área, o gestor é a peça chave para o correto desenvolvimento das atividades do setor.
“A solução começa na Gestão”.
(Cyrino, L.)
Conclusão
Esses são alguns dos fatores que podem atrasar as atividades da manutenção, mas com certeza temos outros. Temos como medir esses atrasos usando a ferramenta do Backlog que calcula a efetividade da mão de obra em relação ao tempo.
E você meu caro leitor, o que poderia acrescentar nessa lista de fatores? Ou mesmo melhorar as que estão citadas neste artigo, participe do tema dando a sua opinião.
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