Neste vídeo o Mestre Engenheiro Felipe Lima ensina como fazer Planos de Contingência em apenas 7 passos. Passo 01: Identifique e Avalie os Riscos O primeiro passo para fazer os seus planos de contingência é identificar e avaliar os riscos. Onde o seu prédio está localizado, tem risco de alagamento, há a possibilidade de uma árvore cair em cima de alguma instalação elétrica e deixar o seu prédio no escuro? Quais são os riscos? Identifique e avalie todos. Passo 02: Avalie o impacto dos riscos Depois que levantou os riscos, liste agora detalhadamente o impacto que cada um poderá causar à sua operação predial. Isto em uma ótica de curto, médio e longo prazo. Por exemplo, no caso de falta de água, qual o impacto direto na operação, em curto, médio e longo prazo? Por quanto tempo seu reservatório consegue fornecer água? E depois disso? Passo 03: Defina as prioridades Para elaborar o seu plano de contingência é fundamental definir quais são os setores, elementos e processos que devem ser priorizados. No seu prédio, numa queda de energia, por exemplo, quais sãos as prioridades de contingenciamento, e o que a equipe de manutenção predial deverá fazer primeiro? Qual setor precisa ser priorizado? Passo 04: Planeje as estratégias Você já tem os riscos, os impactos e as prioridades, agora defina quais são as suas estratégias de atuação. Usando ainda o mesmo exemplo da queda de energia, supondo que no seu empreendimento há um gerador com capacidade reduzida, e você precisa alimentar um ar condicionado do CPD, ou a adega de algum diretor. Qual será a sua estratégia? Como você vai fazer para que isso seja possível? Essas estratégias precisam ser muito bem detalhadas e de fácil aplicação. Só assim o seu Plano de Contingência será eficaz. Passo 05: Levantamento de Recursos Baseado nas suas estratégias, identifique e liste agora quais são os recursos necessários para a que consiga executá-los. No caso da adega do diretor, foi locado um gerador dedicado para ela, esse gerador foi instalado na sacada do andar e a alimentação foi feita direta e exclusivamente para a adega. No seu prédio, o que você possui de recursos: humanos, tecnológicos, materiais, logísticos, financeiros. E quais você vai precisar. Com todas essas informações faça o Plano de Contingência. Depois de todos esses levantamentos e análises, você já possui dados para fazer o seu plano de Contingência. E eles podem ser da mais variada forma, em fluxograma, em lista, podem ter fotos, figuras, isso vai depender muito da sua necessidade. E lembre-se em fazer de forma simples, clara e direta. O Plano de Contingência deve ser um documento de fácil leitura, entendimento e aplicação. Passo 06: Teste o Plano de Contingência Depois que o Plano de Contingência estiver pronto, é hora de testar e ver se ficou funcional. Não pule essa etapa, teste-os efetivamente, faça simulados. Dessa forma, será possível saber se de fato seus planos de contingência funcionarão, ou não, em uma situação real. Sétimo e último passo: Divulgue e Treine É muito importante que a sua equipe de manutenção predial saiba da existência desses planos de contingencia, e saibam onde estão, como utilizarão, e para isso eles precisam ser treinados. Senhoras e Senhores, esses são os 7 passos para compor um Plano de Contingência. Espero que tenha gostado, e que esse vídeo lhe seja útil. Boas manutenções prediais para todos. Forte abraço. _______________________________________________________________________________________________ Curso: Gestão de Manutenção Predial: https://go.hotmart.com/X69270215D Curso: Zeladoria na Prática e Manutenção Predial: https://go.hotmart.com/M69078422E Revista Manutenção Predial: http://manutencaopredial.rds.land/inscricao-da-revista E-mail de contato: redacao@manutencaopredial.net.br LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/felipelima-manutencaopredial/ Instagram: https://www.instagram.com/revistamanutencaopredial/ Portal da Manutenção Predial: www.manutencaopredial.net.br _______________________________________________________________________________________________ 0:00 Introdução 0:45 Identifique os Riscos 1:16 Avalie os Impactos 2:05 Defina as Prioridades 3:47 Planeje as Estratégias 4:29 Levante os Recursos 5:45 Teste os Planos 6:07 Divulgue e Treine