Ao estacionar o carro, o cheiro de diesel e o ruído persistente já anunciavam que a rua estava sem energia e os geradores estavam a plena carga. De imediato, surgiu no imaginário o medo de estar no elevador no exato momento em que a energia caiu. Típica reação de um claustrofóbico imaginando-se preso dentro do elevador devido a falha na alimentação elétrica
Os geradores de energia, tanto em instalações prediais como industriais, são vitais para garantir segurança e conforto durante um apagão elétrico. E são ativos que constam no plano de manutenção preditiva (inspeções baseadas na condição operacional) onde as três principais técnicas aplicadas são:
- Análise de vibrações
- Análise do lubrificante
- Análise termográfica (temperatura)
Em outra oportunidade falaremos mais sobre outras técnicas, por hora vamos nos deter apenas na análise de vibrações.
Nesse sentido, vale destacar que muitas instalações prediais não realizam esse importante serviço, o qual é largamente utilizado na indústria. E os motivos são os mais diversos, sendo a falta de conhecimento e os custos envolvidos, os principais fatores que inviabilizam essa importante atividade.
É na manutenção preditiva que o equipamento tem suas condições vibratórias monitoradas, e a qualquer indício de falha, é imediatamente acionado para uma manutenção programada.
E os custos desta análise? São custos coerentes para condomínios residenciais ou comerciais?
Perguntas que perseguem os síndicos que vivem com os desafios de reduzir os custos condominiais!
Estas perguntas devem ser seguidas de outras: qual o retorno de investimento de uma análise de vibrações nos geradores? Qual será a redução dos custos com manutenção programada? Qual será a redução do valor do seguro do condomínio quando as inspeções forem implantadas? Qual a satisfação dos moradores/usuários em garantir o uso contínuo do gerador? Qual será a redução de custos com contratos de manutenção dos geradores?
As respostas serão plenamente satisfatórias quando se usa a tecnologia adequada.
Hoje no mercado, existem serviços do tipo “express”, no qual o prestador de serviços é acionado para a realização do plano de inspeção previamente definido.
Empresas de manutenção de facilities/utilities e demais prestadoras, tem acesso a equipamentos portáteis de monitoramento de vibrações. A inspeção é realizada em campo por técnicos certificados em coleta de dados e posteriormente enviados via e-mail para uma central de monitoramento. Nestas centrais, especialistas emitem relatórios baseados em diagnósticos, informando o tipo de falha encontrada no gerador – ou outro ativo – e recomendam a ação e a data de intervenção.
Esta modalidade de serviço, permite o acesso a uma tecnologia de última geração com custo reduzido.
Em alguns casos os próprios condomínios podem adquirir o equipamento via locação mensal e enviar os dados para a central de monitoramento, garantindo um serviço idêntico ao realizado em ambiente industrial com custos dentro da realidade do condomínio.
Os síndicos, bem como as empresas prestadoras de serviços neste segmento, não podem se contentar com inspeções simples que visam apenas cumprir a legislação local. Devem ir além para garantir confiabilidade e conforto aos moradores, funcionários e usuários do condomínio.
Certamente ao embarcar na próxima viagem de elevador, seria bom saber se o condomínio está praticando as melhores técnicas de monitoramento em seus ativos, principalmente nos geradores. Nós claustrofóbicos agradecemos!