Criado no ano de 2007 e entrado em vigor no ano de 2008, a norma NM313, fala a respeito dos requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores para a acessibilidade das pessoas.
Ela tem como premissa as normas que regulamentam a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiências, adotadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Embora a norma NM313 seja clara, ainda existem empresas de elevadores que não seguem tudo o que se pede. Por esse motivo, trouxe alguns itens que essa norma especifica e deveriam estar implementados em todos os elevadores.
Equipamentos da cabina
Corrimão: A norma define que é necessário instalar corrimão nas laterais e fundo da cabina, os quais devem ser preferencialmente de seção circular. Infelizmente, é comum encontrar elevadores que só possuem corrimão no fundo da cabina.
Assento: A norma define que o projeto da cabina, deve permitir a opção de inclusão de um assento basculante para baixo. O assento, nem sua colocação devem impedir o uso do elevador. Confesso que esse item eu nunca vi instalado em nenhum elevador, os que possuem são em prédios comerciais antigos, porem foram feitos na época para ascensoristas, e ficaram instalados mesmo após o término dessa profissão.
Espelho: A norma define que seja instalado um dispositivo que permita ao usuário de cadeira de rodas observar obstáculos quando mover-se para trás ao sair do elevador.
Botoeira de cabina: Os botões devem ter numeração dos andares e embaixo de cada número a identificação em braile.
Aviso sonoro por voz: É necessário um dispositivo sonoro alto-falante (no idioma local), que fale o andar, avise quando a porta está abrindo ou fechando e se o elevador está subindo ou descendo.
Equipamentos do pavimento
Identificação: O pavimento principal deve ser provido com uma placa de identificação de acessibilidade.
Aviso sonoro: É necessário um dispositivo com sinal audível (gongo), que indique a chegada da cabina no andar. Deve soar um toque para subir e dois para descer.
Botão de pavimento: O botão de andar deve ter a identificação do sentido em braile e deve ser emitido um sinal sonoro ao pressioná-lo.
Porta de pavimento: Deve ter a identificação do andar no marco da porta com número e braile.
Esses são alguns itens mais perceptíveis, para você que utiliza o elevador. Espero que comece a observar se o equipamento que utilizada está conforme a norma, e caso não esteja, converse com o gestor predial para que se adequem.
Acessibilidade é para todos.