Acidentes por falta de manutenção predial

Compartilhe esse post

Acidentes por falta de manutenção predial

Acredito que boa parte da população tem em mente algum acidente predial. Os mais antigos, com toda certeza lembrarão do incêndio no Edifício Joelma, no Edifício Grande Avenida. Os mais jovens, recordarão o incêndio no Museu Nacional (RJ) ou do fatídico caso do ninho do urubu.

Não é novidade para ninguém que acidentes de grandes proporções acontecem nos mais variados tipos de prédio. O problema é que poucos relacionam esses acontecimentos com a causa.

O que originou a faísca que causou o incêndio? Qual foi o fator preponderante que levou o prédio ao colapso?

E eu digo, como profissional que atua diretamente com manutenção predial, posso afirmar que boa parte desses acidentes poderiam ter sido evitados, se tivessem uma correta manutenção e gestão dos serviços.

É isso mesmo, manutenção e gestão. Muito parecida com aquela que fazemos nos veículos para evitar grandes problemas. Pois é, os prédios precisam do mesmo cuidado.

66% dos acidentes prediais são causados por falta de manutenção

Em 2009 A Câmara de Inspeção Predial do Ibape/SP preocupada com a relação “causa X efeito” dos acidentes prediais, realizou um estudo profundo sobre o assunto.

Desse estudo, comprovou que 66% dos acidentes prediais são referentes a falta de manutenção, e 34% relativo a vícios construtivos.

Note, a maior parte dos acidentes são ocasionados por falta de manutenção. É um número gritante, que fala por si só, e coloca em xeque aquela visão de: – O prédio caiu, porque foi mal construído.

Sim, isso também ocorre, mas lembre-se, os acidentes gerados por falha construtiva, representam apenas 34% do montante, os outros 66% são por falta de manutenção.

Uma das causas: Negligência

Muitas dessas tragédias ocorreram em edificações com baixa (ou quase nenhuma) qualidade nas atividades de manutenção. No qual, proprietários, usuários e gestores prediais negligenciaram, ou até mesmo ignoraram a manutenção predial. Resultando então, em prejuízos financeiros e acidentes.

O principal motivo pelo qual as pessoas ignoram a manutenção preventiva, é porquê acreditam que seja muito cara. O que não é verdade, é exatamente o contrário.

Do ponto de vista do proprietário, a manutenção adequada em seu imóvel traz inúmeros benefícios. Além de promover a valorização imobiliária do bem, aumenta a vida útil da edificação, melhora e/ou mantém o desempenho dos equipamentos, sistemas e instalações. Além de garantir a economia, conforto e a segurança de todos.

Já foi comprovado que edifícios com um bom nível de manutenção preventiva, tendem a ter menos custos com o passar do tempo. Enquanto prédios malconservados “que vivem economizando”, gastam muito mais com manutenção corretivas. Sem falar nas dores de cabeça e transtornos que podem ocorrer.

Acidentes já acontecem há muito tempo

Como descrito na abertura deste artigo, mesmo que tomando notoriedade apenas recentemente, os acidentes prediais ocorrem há muito tempo.

O caso da loja Renner que pegou fogo em 1967, e esse nem é o caso mais antigo, há muitos outros que ocorreram no Brasil e no mundo, basta fazer uma busca rápida na internet que encontrará centenas deles.

E a pergunta que faço é:

Vamos esperar mais um?

Quem trabalha com Manutenção Predial, sabe que muitos acidentes poderiam ter sido evitados.

É importante cuidar muito bem das edificações, aplicando as corretas manutenções, fazendo a gestão de todos os serviços, acompanhando o desempenho.

Isso é o que vai garantir a tranquilidade para todos os usuários. Seja um prédio residencial, comercial, escola, hospital, shopping. Todos eles precisam de manutenção e controle.

Adote boas práticas

Caso ainda não tenha um processo bem elaborado, uma manutenção efetiva, uma ferramenta de gestão de manutenção predial, implante o quanto antes no seu prédio.

Eu tenho certeza que essas ações serão decisivas para garantir, a saúde, segurança e conforto de todos os usuários.

#Manutenção Predial é Coisa Séria