A teoria da roleta russa

Compartilhe esse post

A teoria da roleta russa

Acredito que você já tenha visto essa cena em um jogo, filme: alguém pega um revólver, coloca apenas um projétil, gira o tambor e dispara contra si mesmo ou contra outra pessoa. Essa é a roleta russa.

A chance da arma disparar o projétil é baixa, 1 em 6, ou 16,67% de possibilidade da pessoa se ferir, ou ferir outro. Mas a pergunta é: você arriscaria participar desse jogo? Afinal, a chance é pequena de se dar mal.

Sua resposta provavelmente será não.

A chance da arma disparar é até pequena, você tem 83,33% de chance de escapar, mas ninguém quer arriscar morrer.

Mas, e o que isso tem a ver com dinheiro, finanças, investimentos?

As pessoas adoram roleta russa

Por mais contraditório que possa parecer, as pessoas adoram brincar de roleta russa na vida real, principalmente com dinheiro e outros bens.

Olhe ao redor, pense nos seus amigos, familiares, colegas de trabalho. Quantos deles não entraram em um esquema Ponzi, querendo lucros rápidos?

Ou então, compram um belo automóvel, mas não fazem o seguro nem do bem, e nem contra terceiros, correndo o risco de perder todo aquele valor em poucos segundos, seja num acidente ou em um furto.

Aqui podemos citar até mesmo aquelas pessoas que não tem noção nenhuma de como funciona a bolsa de valores, e encantadas por promessas de retornos espetaculares, começam a seguir cegamente dicas de amigos, de youtubers, de casas de análise, sem fazer ideia do que estão realmente fazendo.

Dá até pra colocar aqui as pessoas que dão all-in em criptomoedas, como o Bitcoin, torcendo, e até rezando para ficar milionário em poucos meses.

Essas pessoas estão jogando roleta russa com o próprio patrimônio!

Controle os riscos

Como eu mostrei ali em cima, a roleta russa tem chances baixas de causar um mal, de dar errado: é apenas 1 em 6. Porém, se a possibilidade de erro acontecer, você morre. Ou seja, o risco é pequeno, mas a perda é imensurável.

É por isso que você sempre deve avaliar os riscos antes de fazer um investimento. Se o risco é grande, se a perda pode ser grande, coloque pouco dinheiro naquilo. Não arrisque tudo de uma vez, em um único investimento, como as pessoas andaram fazendo com Bitcoin.

Coloque mais dinheiro nos investimentos mais seguros, e menos nos que são mais voláteis, ou mais arriscados.

Diversifique sempre, faça controle do risco, divida seus investimentos em vários ativos, não invista naquilo que você não conhece.

Siga esses passos simples e você vai ter tranquilidade. Afinal, é para isso que você deve investir: para ter paz e sossego. Se algum investimento tira sua paz, não o faça.

Vale mais a pena conseguir colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo do que ganhar um pouco mais em algum investimento arriscado e comprometer seu futuro e o da sua família.

Como diz aquela velha dica de segurança nas cachoeiras e praias: não mergulhe de cabeça sem saber a profundidade do local.