Como aplicar conhecimentos adquiridos em eventos
Networking é uma palavra da língua inglesa que por tradução literal significa “rede” e faz indicação à troca de informações através da capacidade de conexão com algo ou alguém. O networking faz parte do diferencial curricular de um profissional.
Mas como um profissional pode iniciar ou melhorar suas conexões?
A proximidade com associações comerciais, empresariais e de profissionais da mesma área foi a maneira que encontrei no início da carreira para trocar experiências com pessoas que já estavam no mercado. A facilidade em me comunicar foi uma vantagem, mas para isso necessitei identificar a afinidade que possuía com a comunicação.
Por ter crescido em uma cidade pequena, questões culturais auxiliaram nesse processo, pois a cultura de cumprimentar a todos e puxar conversa na rua era algo corriqueiro, caso contrário poderia ser julgada por antipática ou mal educada aos olhos da pequena sociedade. Eu somente tomei consciência da facilidade em me conectar com outras pessoas quando me mudei para Florianópolis no ano de 2018 e em menos de um ano já conversava e possuía contato com várias pessoas da cidade.
Mas para chegar neste nível de contatos somente me associar e frequentar reuniões das Associações não foi suficiente, eu participei de todos os cafés empresariais, palestras e eventos que a cidade proporcionou naquele ano.
É claro que essa movimentação gera um investimento financeiro e de tempo, mas sem dúvida esse foi o melhor investimento que realizei para minha carreira. Em resumo, se eu puder ousar dar um conselho aos leitores deste artigo a mensagem é: MOVIMENTE-SE.
Com a chegada da pandemia, os eventos e feiras tiveram de ser adaptados para o mundo virtual. Porém, o contato físico é essencial para o enriquecimento de informações e a necessidade de recuperar a interação se mostram cada vez mais presentes no dia a dia dos profissionais.
Quando um profissional decide buscar uma feira ou evento para se capacitar, surgem expectativas em torno das informações que ele encontrará. Do outro lado, as empresas investem na exibição de conteúdo inovador para que os espectadores se surpreendam e passem a adotar as inovações apresentadas como novas formas de trabalho ou produtos recém introduzidos no mercado.
A necessidade de estar sempre à frente em relação aos concorrentes e de apresentar novas propostas aos clientes sempre existirão, mas será a afinidade que as demonstrações terão com o seu negócio que fará com que o profissional decida ir ou não ao evento. Ao longo de um evento como esse, não somente novas conexões são feitas, mas também muitas idéias e oportunidades de negócios passam a se apresentar aos empreendedores.
A decisão de sair da empresa ou escritório por uns dias para se deslocar a um evento é difícil principalmente quando a empresa é pequena, por isso a objetividade e estratégia de aproveitamento desse tempo deve ser pensada com antecedência.
E existem formas de realizar esse planejamento para absorver ao máximo o que será visto.
Mas qual é a melhor forma de se aplicar o conteúdo apresentado em uma feira?
Os representantes da empresa no evento devem estar preparados para abrir comunicações com empresas que possuem produtos que podem gerar oportunidades de negócios para a empresa. Olhar o site com o nome dos expositores e direcionar o maior tempo de visitas a esses stands é o primeiro passo para ter um bom aproveitamento.
Observar as inovações que as empresas estão apresentando ao mercado e fazer contatos com elas, mesmo que no momento não gere um benefício direto ao seu negócio é muito importante, pois isso abre a empresa a oportunidades futuras.
Ao retornar do evento uma das melhores formas de se aproveitar o conteúdo é reunir os colaboradores e compartilhar todas as novidades e materiais recolhidos no evento. Sem dúvida nenhuma a equipe ficará mais motivada e auxiliará nos projetos de inovação para a empresa, afinal como diz o ditado “duas cabeças pensam melhor do que uma”. Além da contribuição, a motivação de apresentar novas tecnologias sempre impulsiona a criatividade dos colaboradores.
Além disso, um email ou ligação para os contatos que foram feitos na feira são sempre de bom tom, selecionar as empresas que possuem produtos que impulsionam seus negócios e criar uma estratégia de comunicação para abrir negociações com as empresas é sempre uma boa estratégia.
O mais importante de tudo isso é o resultado que essa feira ou evento vai gerar na empresa. A capacidade de um empreendedor transformar experiências em oportunidades.