Quebrando paradigmas e implantando soluções novas
Ao iniciar minha jornada liderando equipes de manutenção, me deparei com um universo cheio de procedimentos, normas, padrões e costumes. Nesse momento foi preciso mergulhar fundo para conhecer os detalhes e atuar com segurança, agilidade e economia.
Após algum tempo vivenciando teoria e prática, algumas coisas começam a ser questionadas, e devem mesmo ser, pois um processo só é eficiente se for dinâmico. Mas muitas vezes o discurso é “fazemos assim porque sempre foi feito assim”, não importa há quantos milhares de anos se faça construção e manutenção.
No século 21 o mercado cria novos materiais, técnicas e soluções constantemente, e os profissionais e empresas do futuro sabem que precisam correr no mesmo ritmo dessa evolução. Então por que ainda usamos procedimentos de trinta anos atrás? Cabe a nós fazermos melhor do que sempre foi feito, e quanto maior o número de profissionais buscando conhecimento, mais questionamentos são gerados, novas ideias surgem e enfim, atingimos a evolução e melhoria necessárias para manter a eficiência na manutenção.
Cada dia mais, notamos que seguir as normas e legislações é apenas o essencial. Executar o serviço com rapidez, qualidade e gastando pouco são diferenciais importantes para uma boa equipe de manutenção. E qual o segredo pra isso funcionar? Pela minha experiência eu diria que é a gestão.
Coletar dados e analisar resultados são etapas fundamentais para a melhoria de processos, proporcionando que um bom gestor de manutenção avalie sua equipe e atualize os procedimentos.
Usando um exemplo prático então, recebi em 2018 a missão de liderar uma equipe responsável pela manutenção predial de vinte estações de metrô, atuando em horário comercial e executando serviços que por décadas foram feitos na madrugada, fora da operação comercial. Até esse momento, pensava-se que o “cliente” não deveria enxergar os bastidores, mas quebrando esse paradigma observamos que atingimos um resultado positivo, quando os usuários desses espaços notaram equipes trabalhando dia após dia para manter tudo em ordem.
Analisando os números de atuações por período, horas homem empenhadas, quantidade de materiais aplicados, recorrências das falhas, dentre outros dados, pudemos desenvolver metodologias novas visando melhores resultados.
Com uma equipe capacitada e empenhada, a melhoria se torna rotina e aquela “simples” manutenção predial ganha dinamismo, resultando em satisfação à todas as partes envolvidas no processo. Então o convite que faço à todos é, quebrem alguns paradigmas e implante soluções novas, a Manutenção Predial precisa dessa elevação.
Escrito por Natália Gleice Marcelo, técnica de construção civil, graduada em arquitetura e urbanismo, pós graduada em BIM. Funcionária da Companhia do Metropolitano de São Paulo desde 2011, tendo atuado como técnica de manutenção civil até 2019 e desde então como supervisora de manutenção.