A engenharia é para fazer engenharia!

Compartilhe esse post

A engenharia é para fazer engenharia!

A manutenção no dicionário é descrita como “ato ou efeito de manter-se, conservar, sustentar alguma coisa”.

Na construção civil a manutenção é essencial para durabilidade dos sistemas construtivos, sob a condição que as técnicas que englobam uma edificação atendam aos padrões normativos quanto a projeto, execução e a durabilidade.

Posto isso, não é cabível imputar ao cliente a responsabilidade de manutenção sobre um serviço ou sistemas realizado, sem atender aos quesitos normativos, uma vez que, a durabilidade e funcionalidade está DIRETAMENTE relacionada a correta execução de todo o processo.

Por exemplo: um prédio de 3 anos com falha de aderência nas interfaces em todo o revestimento argamassado não pode ser associado a ausência de manutenção, porquanto, não há nesse intervalo de tempo qualquer manutenção preventiva capaz de prevenir tal falha.

À vista disso, não é compreensível a alegação de muitos construtores atuantes no mercado quanto a  “perda de garantia” para um serviço ou processo no qual é atestado vícios construtivos, deixando, assim, muitos clientes insatisfeitos com o produto adquirido, e muitas vezes custeando durante a utilização do imóvel a adequação de sistemas que deveriam ser entregues corretos pelo construtor.

A engenharia é para fazer engenharia!