A Diferença entre liberdade e independência financeira

Compartilhe esse post

A Diferença entre liberdade e independência financeira

Dois termos aparecem frequentemente nos sites que tratam sobre dinheiro, investimentos e finanças pessoais: liberdade financeira e independência financeira.

Aparentemente, trata-se da mesma coisa, já que comumente associamos independência com liberdade, tratando essas duas palavras quase como sinônimos. Mas aqui no mundo das finanças, não é bem assim que funciona. Existe uma diferença entre elas, e é o que vou explicar para você.

Liberdade Financeira

Ao contrário do dicionário, a liberdade financeira vem antes da independência. Liberdade é quando você tem condições financeiras de fazer escolhas, de poder dizer não e optar pelo que for melhor para você e sua família naquele momento.

Liberdade financeira é quando você pode escolher mudar de trabalho baseado na sua qualidade de vida, e de sua família, ao invés de se preocupar com o salário que lhe foi oferecido.

É poder deixar de fazer horas extras para complementar a renda, trocando o tempo que ficaria no trabalho por tempo para cuidar da sua saúde física e mental.

Veja bem: não estou dizendo que você pode deixar de trabalhar, de trazer uma renda pra casa, mas sim que, a partir de um certo patrimônio acumulado, você é capaz de fazer escolhas melhores, sem precisar se preocupar apenas com o lado financeiro da questão.

Alguns sites tentam definir de quanto seria o patrimônio que proporciona essa liberdade. Aqui, não me atreverei a especular números.

Conforto, tranquilidade são conceitos muito subjetivos e pessoais. Algumas pessoas sentirão a liberdade financeira tendo um patrimônio equivalente a 3 meses do seu salário, enquanto outras precisarão de 2 anos de salário guardado. Vai depender de cada pessoa, cada família, cada estilo de vida.

Independência Financeira

A independência financeira é um conceito posterior a liberdade. Aqui, você já não precisa se preocupar em trabalhar. Quando você atinge a independência financeira, significa que já acumulou patrimônio suficiente para bancar seu estilo de vida durante o resto dos seus dias nesse planeta.

Claro, como vivemos cada vez mais, a tendência é que a independência financeira seja alcançada pelas pessoas cada vez mais tarde. Afinal de contas, mais tempo de vida se traduz necessariamente em um patrimônio maior para poder sustentar você e sua família por mais tempo.

Novamente, vale a mesma “regra” da liberdade financeira: o patrimônio necessário para atingir a independência financeira vai depender de cada pessoa, cada família, cada estilo de vida, necessidades em relação a saúde.

Alguns precisarão de pouco para atingir esse estágio, enquanto outros só ficarão tranquilos quando tiverem um patrimônio de dezenas de milhões de reais.

Entendido? Agora você já sabe a diferença entre liberdade e independência financeira?

Espero que tenha ficado clara a diferença entre esses dois conceitos.

Ambos são etapas de um caminho que você começa a trilhar quando passa a se preocupar mais com suas finanças e seu dinheiro, buscando viver com menos dinheiro do que se ganha, poupando uma parte dos seus rendimentos religiosamente durante um bom tempo.

A menos que ganhe na loteria ou receba uma gorda herança, somente  a disciplina de aportes frequentes realizados durante um longo prazo, permitirá que você alcance a liberdade, e posteriormente, a independência financeira.