Um dos erros mais recorrentes entre síndicos, gestores e administradores dos condomínios é a contratação de empresas de manutenção de elevadores baseado apenas no preço, ao invés de priorizar a qualidade da manutenção.
Erros que presenciei por muitos anos quando atuava diretamente na manutenção, muitos síndicos que entrevistei me falavam que não tinham como avaliar a qualidade da manutenção, pois em absoluta maioria não eram conhecedores da área técnica. Devido à falta de conhecimento sobre o assunto, há também o risco de que seja autorizado orçamentos com modificações desnecessárias ou mesmo não prioritárias.
E contratar empresa de manutenção em elevador apenas por ela ter um preço acessível, pode ser uma grande dor de cabeça no futuro. E não quero dizer que boas empresas são mais caras, não é isso, o ponto que quero alertar é que na hora da contratação seja avaliado também a capacidade técnica das empresas, e não somente o investimento que será feito.
Um mercado que está crescendo muito no Brasil e pode auxiliar nos mais complexos assuntos relacionados a elevadores são os serviços de consultoria e laudos técnicos, se você ainda não conhece, estude a possibilidade de contratar.
Esse tipo de serviço especializado elaborado por um Engenheiro mecânico, visa expressamente a avaliação técnica dos equipamentos, isento de interesses comerciais.
Contudo, caso você não tenha um consultor em elevadores, ou se não tem um laudo técnico feito por um consultor independente, saiba que é interessante pensar em contratar esse serviço para que tenha uma clareza da real situação dos seus elevadores. Mas até lá, separei aqui algumas dicas para te ajudar a avaliar se a manutenção do elevador do seu empreendimento está sendo realizada corretamente.
Dica nº1. Tenha conhecimento do que deve ser feito
A melhor maneira de verificar a qualidade de um serviço que lhe é prestado, é tendo um conhecimento geral do que deve ser feito, logo, é importante que você tenha pelo menos uma noção das responsabilidades da empresa de manutenção e dos serviços que ela deve executar.
Dica nº2. Avalie a frequência de Manutenção
Com que frequência a empresa contratada realiza manutenções nos elevadores?
Sabe-se que o elevador foi projetado para atender às necessidades do condomínio, portanto, ele foi feito para trabalhar e não para ficar parado.
Mas não se engane, nem sempre os elevadores que estão funcionando passam por manutenções preventivas, elas podem estar sendo negligenciadas. E saber a frequência de manutenção em cada equipamento é crucial para avaliar se o elevador está, ou não, passando por boas práticas de manutenção.
Dica nº3. Quanto tempo dura a manutenção preventiva
Verifique para cada visita mensal do técnico, quanto tempo ele realiza o serviço de manutenção preventiva. Anote exatamente o horário de entrada e saída do técnico, controle a data da manutenção, se é o mesmo técnico que faz mensalmente a manutenção preventiva.
Se possível acompanhe, ou solicite para alguém da equipe acompanhar o serviço, ou parte dele.
Dica nº4. Conheça bem o contrato de manutenção
Embora não seja responsabilidade do síndico ter conhecimentos técnicos sobre o funcionamento dos elevadores, é de extrema importância ter noções gerais dos serviços que lhe estão sendo entregues.
Diferente do que muitos acreditam, os contratos de manutenção de elevador não são padrões, e quando bem elaborados, protegem e dão garantias ao condomínio.
Conhecendo o contrato, você terá mais autonomia e conhecimento para garantir um bom serviço.
Dica nº5. Exija sempre o registro da manutenção
Uma manutenção eficiente e transparente deve ser bem documentada, especificando sempre como, quando e por quê se faz necessário alguma substituição de peças ou execução de serviço. Portanto, exija sempre a OS (Ordem de serviço) de todas as manutenções que forem realizadas nos elevadores.
E não basta apenas pegar a OS e colocar na gaveta, leia, entenda exatamente o que está escrito, o que foi realizado, se há alguma necessidade de troca, converse com o técnico para entender melhor em caso de dúvida.
Dica nº6. Serviço de alta qualidade
Um atendimento atencioso é o mínimo que se pode esperar de uma empresa contratada, não é verdade?
Além de conhecer bem o seu contrato, cobre prazos de resolução das demandas exigidas à empresa e avalie o cuidado dela com o maquinário. Para isso, vale dar uma olhada na casa de máquinas junto com o técnico.
Verifique se de fato ela realiza um serviço de alta qualidade, como está a casa de máquina, os equipamentos, se estão limpos, organizados.
Dica nº7. Busque o apoio de consultorias técnicas especializadas
Grande parte das dificuldades de avaliar se os serviços de manutenção dos elevadores estão sendo realizados corretamente é decorrente a falta de conhecimento técnico.
Seguindo as 6 dicas anteriores, você terá um bom norte para saber se a sua manutenção está sendo feita da forma correta. Contudo, ainda há uma parcela de condições específicas que precisam ser avaliadas, as quais cabem à profissionais especializados.
Se o seu condomínio está passando por problemas recorrentes com os elevadores, ou se você quer saber se de fato a manutenção está sendo realizada corretamente, uma excelente alternativa é a contratação de consultores independentes, e sugiro sempre que priorize a contratação de profissionais sem vínculos com as empresas de elevadores, para evitar conflitos de interesses.