O fim do ano está chegando e esse é o melhor momento para rever o que foi feito em 2022 e planejar novas metas para 2023.
Comprar uma casa, fazer uma viagem, ter um filho, contudo, nenhum objetivo será alcançado antes que você consiga organizar a sua vida financeira.
A maior parte dos desejos dos brasileiros envolve adquirir algum bem ou fazer uso do dinheiro para uma viagem ou um curso. Sendo assim, é importante estar bem resolvido financeiramente para conseguir cumprir todas as metas estabelecidas para o próximo ano, certo?
Por isso, seguem algumas dicas para manter o orçamento equilibrado em 2023.
Dica Nº1 – Tome conhecimento sobre o seu dinheiro
O primeiro passo para se organizar financeiramente é ter total conhecimento sobre como você gasta o seu dinheiro. Para isso, é necessário analisar todos os gastos fixos que ocorrem mensalmente, isso inclui: contas da casa (água, luz, internet, gás), mensalidade da academia, compras de mês ou semanal, escola dos filhos, assinatura de streaming e tudo mais que será debitado do seu salário todo mês.
Em seguida, some tudo e separe como um valor fixo que será retirado do seu rendimento mensalmente. É importante se educar para entender que esse valor com gastos recorrentes deverá ser separado todos os meses.
Dessa forma, é possível evitar entrar no vermelho e tomar conhecimento sobre qual montante disponível para gastar todo mês, inclusive fazendo cortes de gastos, caso sejam necessários.
Dica Nº2 – Nem pensem em gastar mais do que ganha!
Após ter o conhecimento exato dos seus gastos fixos, é hora de contar o que sobrou.
Ao subtrair os gastos fixos da renda mensal, você obterá o montante que possui para usar durante o mês com outras despesas. Uma boa opção é dividir esse valor pelo número de semanas, assim é possível ter maior controle sobre a quantia exata que você pode gastar semanalmente.
Dica Nº3 – O cartão de crédito não é seu amigo
Não se engane: o cartão de crédito não é seu companheiro de todas as horas e não deve ser visto como tal. Ao usar esse recurso é preciso estar bem atento aos gastos e o dinheiro que você tem disponível a cada mês.
Uma atitude totalmente comprometedora é a de “comprar agora e descobrir como pagar depois”. Muitas pessoas agem dessa forma e, para piorar a situação, parcelam as compras em muitas vezes para dar uma falsa impressão de estar pagando um pouco a cada mês.
Caso opte por parcelar uma compra, pense bem antes e reveja todos os seus gastos e ganhos mensais para ter certeza de que irá ter condições de arcar com os boletos mensais.
Nessas horas é sempre bom lembrar que os juros cobrados pelos bancos são altos, podem comprometer o seu orçamento a longo prazo e atrapalhar qualquer tipo de organização financeira.
Dica Nº4 – Repense hábitos de consumo
Em época de crise, na qual as compras ficam mais caras e o custo de vida mais elevado, vale a pena repensar os hábitos de consumo individuais e também da família. Alguns aspectos como o número de carros na garagem e a frequência das saídas para jantar ou almoçar podem, e devem ser repensados.
Os especialistas na área de gestão financeira afirmam que é altamente indicado consumir de acordo com o orçamento disponível. Dessa forma, repensar os hábitos de consumo significa selecionar quais gastos podem ser diminuídos ou, até mesmo, cortados de vez.
Dica Nº5 – Estabeleça metas para o seu dinheiro
Muitas pessoas associam metas somente à época de ano novo: pensam em algo que gostariam de alcançar e não pensam mais naquilo durante os meses seguintes. Essa é uma ideia bastante errada sobre metas e uma maneira pouco produtiva de fazer uso dessa ferramenta.
Estabelecer metas – pequenas ou grandes, ambiciosas ou humildes – é a melhor maneira para criar uma consciência financeira. Pensar em objetivos para o seu dinheiro auxilia no processo de organização das atitudes para conseguir alcançar a tão sonhada meta.
A sua meta é você quem faz: pagar a faculdade dos filhos? Fazer a viagem dos sonhos? Guardar para a aposentadoria? Traçar um objetivo é extremamente importante para saber qual o valor total a ser guardado e o tempo necessário para alcançá-lo.
Mesmo que seja uma meta de longo prazo, é importante não desanimar e reservar uma porcentagem ou valor fixo dos rendimentos mensais que será investido nesse sonho.
Ao aplicar esses conhecimentos será possível organizar a sua vida financeira logo no começo de 2023. Esse é o melhor momento para colocar as contas em dia, se ver livre das dívidas e estabelecer novas metas para o ano novo.
Boas festas, e comecem 2023 com o pé direito.