A fachada é o cartão de visitas de qualquer empreendimento, por esse motivo é importante mantê-la sempre bem conservada. No entanto, para conseguir um bom resultado, não basta apenas escolher a cor da tinta, existem diversos cuidados que devem ser tomados com a pintura de fachadas, por exemplo, é fundamental verificar o estado da fachada, estudar e escolher a tinta ideal para a aplicação, contratar uma empresa com profissionais competentes e assim por diante.
Achou complicado? Não se preocupe! A seguir explicaremos 5 cuidados básicos que devem ser tomados com a pintura de fachadas.
Cuidado Nº1: Escolha a tinta adequada para pintura da fachada
O mercado oferece uma infinidade de tipos de tintas para fachadas, o que fatalmente gera confusão entre os clientes.
Ao contrário do que muitos dizem, tinta não é tudo igual. Elas possuem composições diferentes, para diferentes aplicações, então, antes de escolher a cor, saiba exatamente qual a melhor tinta para a sua fachada, essa escolha deve ser pautada em uma série de características que contribuem para a melhor fixação, e proteção da fachada.
Cuidado Nº2: Teste de percussão
Algumas pessoas acreditam que para pintar a fachada basta comprar a tinta e aplicar, mas não é bem assim, existe um procedimento antes da pintura que deve ser realizado, que é o teste de percussão.
O teste de percussão é um serviço relativamente simples, um profissional capacitado vai até à fachada do edifício e dá batidas leves na fachada com um martelo de borracha ou nylon e verifica o som emitido. Dependendo do som, o profissional consegue saber se a fachada está em boas condições ou não.
No final do teste, a empresa saberá qual o estado da fachada e quais os pontos precisam de tratamento, antes da pintura. É uma etapa fundamental.
Cuidado Nº3: Lave a fachada antes da pintura
Para que a pintura da fachada seja executada com excelência, independentemente da tinta utilizada, um bom trabalho começa sempre com a correta preparação da superfície.
Sendo assim, é fundamental limpar toda a fachada antes da pintura, com a utilização de hidrojateamento de alta pressão, para eliminar manchas de óleo, bolhas, mofos e qualquer outra sujeira, para garantir uma boa aderência e cobertura da tinta. Esta etapa é fundamental para garantir a durabilidade e perfeito acabamento do serviço.
Cuidado Nº4: Comunique os moradores sobre a pintura da fachada
É comum encontrar gestores prediais que têm receio de realizar a pintura de fachada, e não por motivos técnicos, mas com a preocupação da mudança de rotina do condomínio.
Para que os problemas futuros com os moradores sejam minimizados, é importante comunicar a todos com antecedência, e no decorrer do serviço reportar todas as etapas concluídas.
Outra dica é, durante a pintura da fachada, acompanhe a obra para preservar a segurança e o bem-estar dos moradores do condomínio, bem como alertar e orientar os moradores sobre os cuidados que devem tomar para evitar acidentes.
Comunique os moradores antes, e durante a pintura da fachada, não se esqueça desse ponto.
Cuidado Nº5: Contrate uma empresa especializada em pintura de fachadas
E por último, temos a Dica Nº5 dos cuidados que devem ser tomadas na pintura de fachada. De todos os pontos, esse é o mais importante, a escolha de uma boa empresa para realizar o serviço.
Se você fizer uma boa escolha, a própria empresa contratada irá te auxiliar com os 4 pontos anteriores, escolha da tinta, escolha da época do ano correta, limpeza da fachada e comunicação com os moradores.
Então, faça uma busca das empresas especializadas e experientes em manutenções, reformas e restaurações de fachadas. Como dicas bônus, analise os seguintes aspectos na escolha das empresas:
- registro de funcionários: confira se os colaboradores são registrados, e capacitados;
- segurança e saúde: veja se a empresa fornece equipamentos de proteção individual (EPIs) e se os colaboradores possuem os treinamentos de segurança em trabalho em altura (NR-35);
- documentação e alvarás: verifique se a empresa está regularizada e se tem autorização do Poder Público para atuar no ramo.
- histórico de serviços: Pesquise também os clientes anteriores e atuais dessas empresas, perguntando sobre o cumprimento dos prazos, a qualidade do serviço, o atendimento e o material usado.
Procedendo dessa forma, e seguindo esses passos, a sua pintura de fachada será realizada com total tranquilidade e da melhor forma possível.
Espero que tenha gostado das dicas. Boas manutenções prediais para ti.