Não há dúvida de que a Inteligência Artificial (IA) é uma tendência para diversos campos. você sabia que essa tecnologia também pode ser utilizada para facilitar a rotina dentro de casa?
O uso de equipamentos com tecnologia baseada em Machine Learning e IA veio para facilitar o dia a dia. Com eles, é possível criar rotinas de automação dentro do apartamento, desde o horário de acionamento das lâmpadas até a abertura das cortinas.
Ah, e essas tecnologias são bem acessíveis, se engana quem pensa que é necessário investir uma grana absurda para adquirir esses dispositivos.
E partindo para o lado prático, existem diversas aplicações que já podem ser instaladas nos apartamentos, segue uma lista com as 3 mais comuns e viáveis até o momento:
1ª – Assistentes de voz
Quando o assunto é IA dentro dos apartamentos, os assistentes de voz estão entre os mais populares. Quem nunca ouviu um amigo pedindo para a Alexa colocar uma música no rádio, ou acender a luz do corredor?
Esses dispositivos fazem sucesso porque tornam a rotina da casa muito mais prática. Facilitam desde tarefas simples, como fazer uma lista de compras, até opções mais complexas, como rotinas de automação.
É possível pedir para o assistente de voz configurar uma cena específica, na qual ele liga o ar-condicionado, as lâmpadas e fecha as cortinas todos os dias às 18h. Claro que para isso você precisar de outros dispositivos, como controle universal, lâmpadas inteligentes e acionador de cortinas. Contudo, já é uma realidade e pode ser implementada no seu apartamento sem grandes dificuldades.
2ª – Iluminação inteligente
De todos os sistemas de IA, esse é o mais simples de ser implantado nos apartamentos. Vale lembrar que tudo vai depender do grau de sofisticação desejado, mas, para acender a apagar as luzes, já existem dispositivos plug-in-play, ou seja, você mesmo consegue comprar a instalar sem muita dificuldade.
A iluminação inteligente é composta basicamente por dois dispositivos principais: a lâmpada e o interruptor inteligente. Essas duas tecnologias são opções que proporcionam funcionalidades como controle à distância, intensidade, rotinas de iluminação.
Com a iluminação inteligente, você pode programar o horário de ligar ou desligar uma lâmpada, por exemplo. E se você tiver um assistente de voz em casa, você pode controlar toda a iluminação usando apenas o comando de voz.
3ª – Fechaduras digitais
Dentre as três tecnologias de IA apresentadas, as fechaduras digitais são as mais utilizadas. Acredito que você já viu esse dispositivo instalado em diversas portas no condomínio que você mora.
O acesso pode ser feito de diversas maneiras, de acordo com o modelo do dispositivo, pode ser por biometria, tags, senhas.
E o mais bacana de tudo, é que as fechaduras inteligentes também podem ser integradas a outros dispositivos inteligentes.
Pensa o seguinte: você pode configurar o seu aparelho de ar condicionado, iluminação e TV para ligarem, assim que você colocar a biometria na fechadura digital, e quando entrar no seu apartamento, todos os equipamentos estarão ligados te esperando.
Claro, para criar esses cenários, você vai precisar ter com outros dispositivos inteligentes implementados, mas é possível.
Pois bem, como deu para ver, existem muitas possibilidades de tendências em IA para serem utilizadas dentro de casa. E se você tem vontade de atualizar o seu apartamento, mas não sabe o que fazer primeiro, uma dica é começar pelos dispositivos mais simples de instalar e utilizar, como lâmpadas e assistentes de voz. E conforme você for se adaptando a essas tecnologias, vai incrementando cada vez mais o seu apartamento.
Espero que tenha gostado, e qualquer coisa é só falar.
Forte Abraço. Até a próxima, e… FUI!!!
Felipe Lima