3 Dicas para avaliar as empresas de manutenção de elevadores

Compartilhe esse post

3 Dicas para avaliar as empresas de manutenção de elevadores

Gestores de condomínio estão sempre em busca de novas soluções que agreguem qualidade e reduzam os custos operacionais da edificação.

Muitos me procuram querendo saber se é possível reduzir os custos com a manutenção dos Elevadores, outros me procuram quando não aguentam mais as paradas dos equipamentos.

Pois bem, primeiro preciso te contar, que existem Engenheiros Especialistas em Elevadores, que atuam como consultores técnicos para ajudar nas questões técnicas relacionadas a esses equipamentos, os quais trabalham com uma visão imparcial, garantindo que os serviços sejam entregues com qualidade.

Dito isso, é importante destacar que, apesar de falarmos sobre preço e qualidade de manutenção, quando o assunto são os Elevadores, existem diversas normas regulamentadas (NBRs) que determinam como devem ser feitas as manutenções preventivas.

Então, para contratar uma empresa prestadora, a primeira pergunta que deve fazer é: – vocês seguem um planejamento, possuem um plano de manutenção?

Além desse item e do preço – que não é o principal fator – é preciso avaliar outros critérios técnicos também. Separei 3(três) dicas para compartilhar com vocês, do que avaliar em uma empresa prestadora de manutenção preventiva em elevadores, são eles:

1.       Nível de serviço recebido

Se está em busca de uma empresa mantenedora, é bem provável que já tenha uma empresa atual e está em busca de um novo prestador. Então, para ter certeza sobre a decisão, faça uma avaliação do nível de serviço recebido da empresa atual:

  • A empresa atende pontualmente suas demandas?
  • Os condôminos estão satisfeitos com o nível de funcionamento do equipamento?
  • O serviço de manutenção já foi auditado por empresa externa (consultoria), se sim, a avaliação positiva?

Com esses critérios você conseguirá avaliar o nível de serviço recebido, e se está dentro do esperado, ou não, e então baseado(a) em dados, poderá tomar uma decisão.

  • Gasto por elevador

Prosseguindo com os critérios de avaliação, o próximo passo é saber o gasto por elevador.

Muitos gestores se enganam na hora de avaliar o preço de manutenção, levam em consideração apenas o custo com a manutenção preventiva (contrato mensal). Aqui fica um alerta, avalie o preço de todas as manutenções, ou seja, a manutenção preventiva(mensal), mais a manutenção corretiva (chamados, serviços e trocas de peças).

Feito isso você saberá exatamente qual é o gasto por elevador.

Esse critério é importante na contratação da empresa prestadora.

  • Exigências legais

Infelizmente, é comum encontrar empresas que trabalham sem o mínimo necessário. Então, fique atento(a) na hora de contratar, observe os seguintes pontos:

  • A empresa possui um responsável técnico;
  • Tem atendimento 24hs;
  • Possui seguro de responsabilidade civil;
  • Os técnicos estão capacitados (e possuem todas as NR’s)

Não se esqueça, preço não é sinônimo de qualidade. Nem sempre a empresa com o menor valor é a pior, ou a empresa com maior valor é a melhor. É importante entender o que cada uma entrega.

Espero ter ajudado com essas 3(três) dicas de como avaliar as empresas prestadoras.

Preze sempre pela qualidade, a melhor decisão é aquela que você ficará mais seguro, sabendo que tomou a melhor decisão.

Se cada síndico fizer sua parte sabendo da importância e impacto de suas atividades dentro da sociedade, logo garantiremos a qualidade e valorização dos empreendimentos.

“Vamos pra Cima” | VPC | #Arriba